Autorizada recentemente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério da Saúde do Brasil, a telemedicina é uma tendência que veio para ficar. Em meio à pandemia do novo Corona Vírus, ficou ainda mais evidente a importância dessa prática para promover acesso à saúde de maneira acessível e segura, assegurando a qualidade de diagnóstico do atendimento tradicional.

Apesar de ser um dos maiores marcos da revolução digital na saúde, a telemedicina é apenas uma dessas ferramentas que prometem se consolidar no setor. A automação nos canais de agendamento, o Customer Relationship Management (CRM) e a intensificação da transição paro uso de prontuários eletrônicos são exemplos de inovações no processo que já estão em curso.

Mas para que as clínicas estejam prontas para implementar mudanças estruturais nos seus processos e estratégia, alguns cuidados devem ser considerados pela gestão. Desse modo, surpresas são evitadas e se constroem processos orientados para a melhoria contínua.

Preparando-se para a revolução digital

  • Mantenha-se sempre atento às tendências do mercado. Seja por meio de blogs e especialistas do setor da saúde ou mesmo através da observação do seus concorrentes. A dica de ouro é sempre se manter alerta!
  • Tenha um bom suporte jurídico e mantenha um canal de comunicação aberto para tirar todas as dúvidas antes de formatar mudanças importantes nos seus serviços ou processos;
  • Utilize ferramentas de gestão que auxiliam na organização das ideias, formalizando os requisitos esperados, os stakeholders e uma expectativa inicial do tempo de implementação;
  • Mapeie os processos atuais, defina seus pontos fortes e fracos, as suas oportunidades de melhoria e as suas deficiências. Entender bem o seu estágio atual pode poupar a organização de esforços desnecessários;
  • Assegure-se de garantir treinamentos amplos para todos os que, de forma direta ou indireta, tiverem suas atividades alteradas pela nova tecnologia implementada. Lembre-se que este pode ser um dos pontos que mais demandam tempo e atenção por parte da gestão;
  • Avalie se este é o momento de contar com ajuda externa à organização. Muitas vezes esta é a opção mais rápida e eficaz, uma vez que empresas especializadas em gestão possuem uma experiência prática mais ampla.

A Eleve pode ser elo da sua gestão com a revolução digital na saúde. Através do nosso método de gestão, estabelecemos prioridade no pilar da inovação nos serviços de modo a manter os negócios competitivos e com alta qualidade para os nossos pacientes.