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Estratégias de Seleção e Retenção de Talentos na Saúde

A gestão em saúde está inserida em um contexto de transformações profundas e contínuas, impulsionadas pela rápida evolução tecnológica, pelo acesso ágil às informações através de canais de comunicação eficientes e pela crescente competitividade entre empresas. Essas mudanças, por sua vez, tornam a oferta de talentos no setor cada vez mais desafiadora e, em muitas regiões, frequentemente escassa.


No setor de saúde, o pilar de pessoas é o principal valor para a organização, pois as habilidades dos profissionais são essenciais para alcançar resultados. A constante pressão para reduzir custos torna crucial a adoção de uma política eficaz de atração e retenção de talentos, garantindo o cumprimento das metas.


ESTRATÉGIAS DE RECRUTAMENTO


Uma estratégia bem definida para o processo de recrutamento é fundamental para garantir uma seleção eficiente e normativa, assegurando um alinhamento de cultura e valores entre a clínica e os profissionais envolvidos.


Ao iniciar o processo seletivo delimite algumas perguntas-chave para nortear o escopo do seu processo de seleção de talentos, é interessante saber como você irá se relacionar com os candidatos. Por exemplo: 


  1. Quais são as competências e características essenciais que buscamos no candidato para garantir um alinhamento eficaz com a cultura e as necessidades da operação?

  2. Como podemos garantir que o processo de recrutamento e seleção seja justo, transparente e eficiente, proporcionando uma experiência positiva para todos os candidatos?

  3. Quais métodos e indicadores devemos utilizar para avaliar a eficácia do processo seletivo e assegurar que estamos atraindo e selecionando os melhores talentos disponíveis?

  4. Qual vaga eu pretendo ocupar com esse processo seletivo?

  5. Que competências são indispensáveis ao cargo? 

  6. Será um processo planejado ou um processo de urgência?





É importante pensar no match cultural, competências e habilidades; requisitos ao cargo que se deseja preencher. Embora o match cultural não seja negociável,  a matriz de competências de um administrador é diferente de um recepcionista, e isto definirá a condução do processo. Um processo planejado determina um perfil mais maleável de candidato, pois se terá tempo para treiná-lo, por sua vez, o de urgência não permite tanta flexibilidade, visto que as competências são fundamentais à ocupação imediata e execução de ações emergenciais ao funcionamento da clínica.


Após ter clareza do profissional que deseja captar, defina como irá contatar esses candidatos no mercado. 


  • Estabeleça parcerias com instituições: Através de parcerias com instituições educacionais, é possível fazer adesão e elaborar programas de estágio. Muitos talentos estão saindo das instituições de formação com um potencial profissional gigante a ser externado ao mercado. 

  • Estabeleça um bom marketing de recrutamento: promover a clínica como um excelente local de trabalho atrai talentos e impacta ainda mais com a visão de um ambiente profissional motivador e saudável para o exercício profissional.


Lembre-se: a retenção dos seus talentos inicia no recrutamento!


TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO


O processo de retenção de talentos é contínuo. Após selecionar o profissional, desejar-lhe boas vindas, é importante que seu onboarding (sua integração) seja marcada por treinamentos, alinhamentos culturais e momentos de interação com o time, a liderança e o ambiente de trabalho. O talento é, fundamentalmente, um indivíduo com um vasto conjunto de competências, ou seja, um repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes que o diferencia dos demais. No entanto, para que esses talentos possam ser efetivamente demonstrados, é crucial alinhá-los às competências da organização, garantindo que seus recursos essenciais sejam utilizados para promover melhorias concretas na cadeia de produtos e serviços.


É importante delimitar uma grade de capacitação contínua para que o profissional veja que será ofertado o conhecimento prévio à sua atuação, bem como as ferramentas mínimas necessárias à execução de tarefas.


Que tal elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento tangível à sua clínica? A seguir temos insights valiosos que corroboram com uma reflexão importante à gestão dos talentos:


  1. Como alinhar o programa de treinamento com as necessidades estratégicas da organização para garantir uma integração eficaz dos novos talentos?

  2. Como criar um ambiente de aprendizagem contínua que promova o desenvolvimento técnico, o alinhamento cultural e a interação com a equipe e a liderança?


Ao proporcionar acesso ao conhecimento, estamos capacitando nossos profissionais a implementar melhorias e aprimorar suas habilidades. Isso prepara melhor nossa equipe para entregar com eficiência e eficácia seu valor, promovendo o sucesso e a inovação da organização. Além disso, ao incentivar o desenvolvimento de profissionais com iniciativa, habilidades de liderança, responsabilidade e senso de dono, estamos formando líderes proativos que assumem a responsabilidade pelo seu trabalho e contribuem de forma decisiva para o crescimento contínuo da empresa.


O QUE MOTIVA A ROTATIVIDADE DE TALENTOS?


Ao pensar em retenção precisamos ver a problemática inerente ao turnover, um termo utilizado no mercado como indicador de gestão para metrificar a rotatividade de profissionais em um determinado período de tempo. Ao mapear o turnover na operação conseguimos identificar as principais insatisfações dos profissionais quanto à gestão, à atuação profissional e seu desenvolvimento.


Conforme Tomazi e DeMarco (2017) algumas das principais causas de rotatividade de profissionais são: 


  • Excessivas jornadas de trabalho;

  • Sobrecarga;

  • Falta de compromisso de seus pares e líderes; 

  • Insatisfação salarial associada a ausência de perspectivas profissionais; e não menos importante,

  • Reconhecimento.


Todos os passos até aqui trazem pontos de reflexão à gestão da sua operação clínica. Mas você consegue definir estratégias além do mencionado? Vamos lá!


ATRAÇÃO E RETENÇÃO DO SEU TALENTO


Além da capacitação, os profissionais que já dominam suas funções diárias enfrentam novos desafios: a gestão de carreira. Isso exige a implementação de atividades e processos que sustentam a vantagem competitiva da organização e permitam a construção de uma estrutura flexível, capaz de se adaptar às mudanças contínuas do mercado. A gestão de carreira também fomenta uma cultura de desenvolvimento de talentos e práticas organizacionais que asseguram a manutenção da vantagem competitiva do negócio.


  • Promova a gestão de carreira: implemente atividades e processos que sustentem a vantagem competitiva da organização e permitam a adaptação às mudanças do mercado. 

  • Tenha um Descritivo de Cargos e Ocupações (DCO): um DCO claro, compatível com o mercado e que seja permissivo à mudanças conforme forem identificadas as necessidades. Embora o descritivo de cargos seja norteador e contemple as principais atribuições dos cargos, podemos acabar personalizando conforme a cultura da empresa e a segmentação do negócio.

  • Fomente a cultura de desenvolvimento: crie uma cultura de desenvolvimento de talentos e práticas organizacionais que assegurem a manutenção da vantagem competitiva.

  • Programas de reconhecimento: promova um ecossistema que reconhece o trabalho dos profissionais e o destaca em algumas ações, comportamentos, entregas etc. 

  • Implemente jornada de metas: um programa de incentivo a bater metas estabelecidas que são reconhecidas pela construção e contribuição individual dos profissionais para o sucesso no alcance do objetivo, empregando também pequenas recompensas como brindes, jantares ou mesmo uma bonificação pré estabelecida.


Por fim, aborde causas de rotatividade, identifique e atue sobre as principais causas de turnover, como excessivas jornadas de trabalho, sobrecarga, falta de comprometimento dos pares e líderes, insatisfação salarial e falta de reconhecimento. Há muitos anseios sobre o que será dito sobre a gestão, a empresa e o ambiente de trabalho e saber onde está o ponto de melhoria é a chave para uma estratégia de sucesso.


REFERÊNCIAS


DE SOUSA, Wádja Batista; BARRETO, Mercia Cristiley. A Importância das Estratégias para a Retenção de Talentos. Revista Raunp, v. 7, n. 2, p. 9-15, 2015.


LOPES, Jhosy do Carmo Gomes; WEYMER, Alex Sandro Quadros; FUCHS, Patricia. FATORES DE RETENÇÃO DE TALENTOS NA ÁREA DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL PRIVADO.


RAMOS, Leonardo Accioli; MARQUES, Érica Ferreira. Programa de Desenvolvimento de Talentos: estudo de caso de uma instituição filantrópica de saúde e social. Revista Gestão & Conexões, v. 3, n. 2, p. 86-110, 2014.


TOMAZI, A. M. T. M., & DEMARCO, T. T. (2017). TURNOVER: análise dos fatores desencadeadores do alto índice de rotatividade nas organizações mercadistas do município de caçador (SC). Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Videira, 2, e13130. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuv/article/view/13130


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